quarta-feira, 17 de julho de 2013

Vender e Cobrar o Cliente

Vender e Cobrar o Cliente

como cobrar clientes

Cadastre-se clicando no link para receber dicas de cobrança através de Mini curso de cobrança.

          O conhecimento dos procedimentos de cobrança são alicerçados pela compreensão do papel que você desempenha na empresa onde você trabalha. 

          Qual a função principal, preponderante, competente e o papel de cada um dos profissionais abaixo?

          Vamos falar um pouco sobre o principal objetivo dos profissionais de cada uma das funções que mantêm contato com o cliente: 

  • Cobrador(a)
  • Vendedor(a)

O Profissional de Cobrança 


          O(A) cobrador(a) é o(a) profissional que lida com o cliente no status de adimplente (em dia ou com títulos de crédito com vencimentos futuros) ou inadimplente (em atraso, com títulos de crédito que se encontram vencidos). Este profissional tem como principais funções fazer o cliente saber que deve (com notificações do título a vencer ou do título vencido), buscar uma conciliação, cobrar, fazer relatório, estabelecer procedimentos, acompanhar, conferir, dar baixa no sistema, receber, dar quitação e/ou anuência, dar baixa de cartório e/ou  
O Profissional de Vendas

          Para descrever as funções do profissional de vendas, naturalmente não podemos deixar de falar da sua principal atividade: vender os produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa. Porém para fazer isso, esse profissional precisa de técnicas de vendas, estratégias de vendas, relacionamento amistoso, cordial, amigável, procurando "encantar" o cliente com propostas, ofertas, descrições de características e benefícios etc (não quero extinguir suas atribuições neste parágrafo, nem mesmo neste post; até porque não é nosso foco, neste momento). Logo, o profissional de vendas busca motivar e incentivar a vontade do cliente para realizar o pedido (venda). Logo, são antagônicos as funções de vender e as de cobrar. Esse profissional precisa dominar as técnicas corretas para vender e não para cobrar. Precisa ser racional, lógico e levar o cliente para o campo e ambiente emocionais distintos do ambiente da cobrança.


Mini Curso de Cobrança

          Logo, o profissional de vendas, se vê num impasse: como cobrar o cliente que há dias atrás eu o levei para um ambiente agradável pela solução com meu produto ou serviço levou para ele

          As técnicas devem ser dominadas; tanto as técnicas de vendas, quanto as de técnicas de cobrança. Porém o domínio de cada profissional deve ter base em sua competência (área de atuação). Se a empresa impuser ao vendedor a tarefa de cobrar, duas coisas acontecem: em primeiro lugar, o vendedor deixa de vender mais e vender melhor para, causando grande desconforto, se indispor com o cliente/devedor; e em segundo lugar, vendedor pode queimar a relação com o cliente, que demora e custa mais para conquistar do que para manter.
          Nossa recomendação é dar a cada um a tarefa que lhe é pertinente, cabível por competência e função, para cada um desempenhe a tarefa para a qual foi contratado.

          Se você é um profissional de cobrança e quer saber mais a respeito e dominar as técnicas de cobrança, inscreva-se para receber grátis 3 Dicas poderosas, em forma de mini curso

          E se você quer saber como o profissional de vendas pode cobrar, gerando melhor resultado e com maior possibilidade de êxito e boa relação com o cliente, cadastre-se pois ensinaremos também, sob o ponto de vista do vendedor, como cobrar clientes inadimplentes.


          Para não ser dominado pela emoção e saber como cobrar clientes inadimplentes, dominando as técnicas de cobrança, clique na imagem acima e cadastre-se e você receberá o mini-curso de cobrança gratuito.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tempo e a Cobrança Eficaz

O Tempo e a Cobrança Eficaz


como fazer cobrança eficaz
Para Ter Melhor Resultado Use o Tempo da Cobrança Com As Técnicas Corretas

          Muitas pessoas têm me pedido para falar sobre as melhores práticas de cobrança; as que são mais eficazes e que geram melhores resultados financeiros.

          Não adianta "encaixar" pessoas sem o mínimo de preparo, conhecimentos e ferramentas de cobrança para o trabalho de recuperação de recebíveis. O resultado disso é o alto custo com baixo recebimento, o que gera frustração.         

          A verdade é que cobrança não é matemática, onde 1 + 1 = 2. Não é assim que se obtém sucesso nesse segmento. 

          Os melhores resultados na cobrança são obtidos com uma série de processos, tomando cuidado com algumas situações e observando informações e detalhes específicos. Cobrar para ter melhor resultado, não é simplesmente pegar o telefone ou enviar uma carta de cobrança


          Se você é um(a) operador(a) de cobrança, leia bastante sobre cobrança:  

  • procure entender sobre o mercado onde você atua;
  • procure compreender como é a competitividade com os players do mercado; 
  • busque informações sobre o devedor, analise e conclua como aplicar o melhor método de cobrança;
  • procure entender o por quê da inadimplência; 
  • qual o pensamento dos clientes devedores;
  • como eles encaram a cobrança dos credores;
  • como eles encaram a própria inadimplência; 
  • se eles têm o desejo de se manter inadimplentes;
  • como resolver a cobrança
  • o que você pode e como agir na cobrança, identificando aspectos legais;
  • o que fazer para gerar melhores resultados; dentre outras tarefas, você verá que não é tão simples, mas dominando essas informações e as técnicas corretas, você irá longe com os resultados que obterá.

          Como você pode ver, para entender os processos, dominar as técnicas e estratégias, demanda tempo e como já se sabe tempo é dinheiro. Por isso otimize seu tempo com aprendizado na área para você ter o maior índice de recebimentos na cobrança.

          Estou preparando um material, falando sobre as melhores técnicas de cobrança, que será muito útil para quem lida direta ou indiretamente no dia a dia com a cobrança.

          Nossos métodos ajudarão inclusive vendedores e/ou pessoas que trabalham na área de vendas, mas que, por algum motivo, atendendo ordens da diretoria ou empresa representada, precisam cobrar seus clientes e não ferir a relação comercial. 



como cobrar clientes

          Para você ficar por dentro das novidades que estamos preparando para quem está na lista de contatos, cadastre-se a partir dessa imagem acima.

          Você está lendo sobre o tempo e a cobrança eficaz.

          Para se fazer uma cobrança eficaz é preciso ter um grande preparo, dominar estratégias, técnicas e métodos de cobrança. Portanto, o tempo é seu inimigo nesse quesito e você precisa "correr contra o tempo", através de atualizações e aprendizado. 





          Existem duas opções: ou você já participa de um processo de imersão para aprendizado, ou você precisará de bastante tempo, com boa experiência e racionalização nos processos (procedimentos) de cobrança para se chegar ao bom nível de recuperador de recebíveis. Se você tiver boa experiência, com um bom líder, aí sim você estará pronto para as cobranças. Diferente disso você poderá ser conduzido pelo devedor ou ainda conduzido por suas emoções. Pense nisso e se você quiser aprender técnicas de impacto para cobrança, que geram mais resultados efetivos, inscreva-se clicando na imagem acima.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Vendas e a Cobrança

Vendas e a Cobrança


"Vender é maravilhoso, receber é melhor ainda" 

          Link para solicitar as Dicas de Cobrança de Resultado 

          Departamento de vendas é o canal a partir do qual saem os produtos ou serviços da empresa e o departamento de cobrança é o canal por onde entram os recursos financeiros, troca da saída dos produtos ou serviços, pelas vendas.


          É certo que todas as empresas querem vender seus produtos ou serviços e mais certo ainda é o interesse nos resultados financeiros positivos. O que pende contra o empresário, empreendedor ou gestor financeiro, seja o dono, ou dependendo do porte da empresa, o controller ou diretor financeiro é o risco da inadimplência. A meta constante, perseguida por todos, é aumentar as vendas sem que haja aumento da inadimplência.

          Uma questão, muito interessante, que eu gostaria de ressaltar e que ainda ocorre em muitas empresas nesse Brasil, é a constante queda de braços entre o setor de concessão de crédito e o comercial (ressalvando o equilíbrio de gestão de algumas, que mantêm boa sinergia dos departamentos financeiro e comercial). Essa queda de braços me surpreende negativamente, pois muitas vezes o departamento comercial é a área que dita as regras - "temos que aumentar nossas vendas, então o financeiro precisa liberar mais o crédito para os clientes" - ou então - "nossa meta é audaciosa e possível de atingir, porém precisamos que o financeiro diminua o rigor para conseguirmos atingi-la" - ou - "agora a competência de liberar as vendas está nas mãos do departamento comercial". Esses são alguns pensamentos e culturas que corroem a longevidade das empresas, que geram um aumento no custo operacional, acarretando na queda da lucratividade; e mexer na lucratividade é interferir no capital de giro e nos valores que os sócios ou acionistas recebem pelo investimento na empresa.

          Minha dica de cobrança para gestão: É necessário que o financeiro e o comercial trabalhem em sinergia, pois o objetivo é cumprir metas e manter a saúde financeira da empresa. Um, sem o apoio do outro, torna a organização uma futura massa falida. Cada um tem o seu papel na engrenagem empresarial, um busca os clientes e o outro analisa técnica e financeiramente se esses clientes têm condição de honrar com seus compromissos, para que a empresa prossiga sem prejuízo.


          Existe uma regra muito importante e que não pode ser esquecida; deve ser lembrada constantemente: CLIENTE BOM É O CLIENTE QUE PAGA. Esta é uma premissa que muitas vezes é relegada à margem pela "cobiça comercial", quando têm na cultura alguns pensamentos:  - "vamos vender muito, vamos arrebentar, vamos atingir as metas" e então não se atentam para as consequências da falta do planejamento e cuidado com a garantia da segurança dos patrimônios adquiridos pela empresa (seja o estoque, os bens móveis e imóveis, capital de giro etc.), que é demonstrado através da austeridade na concessão de crédito para reduzir a inadimplência e o trabalho de cobrança, sendo assim o aumento dos custos da empresa.

          Um dos passos mais fortes, que resultam em redução sequencial de inadimplência é fazer com que o cliente não se torne inadimplente, estourando o problema no departamento de cobrança. Reduzir o índice de surgimento de inadimplência é começar a cortar o mal pela raiz. Dependendo da empresa (considerando segmento, competitividade, nicho de mercado e outros fatores), não adianta aplicar apenas um método para reduzir a inadimplência, como exemplo, aumentando os acionamentos e contundência de cobrança.



          A cobrança é um departamento ou setor que depende muito da forma, rigor e parâmetros estabelecidos pela empresa na concessão do crédito, pois diversas vezes, o índice de cobrança está diretamente proporcional ao rigor na hora de conceder o crédito.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Grátis Mini Curso de Cobrança

Como Ganhar GRÁTIS um Mini Curso de Cobrança do Blog Dicas de Cobrança

Clique nesta imagem abaixo:
grátis mini curso de cobrança

          Olá amigos do Blog Dicas de Cobrança, aqui é o Edison Stofel do RJ, diretor da empresa Topco. Brasil Consultoria e Cobrança e fundador deste Blog e de outros projetos. Há alguns anos nosso blog ganhou notoriedade e grande posição nas buscas do Google, alcançando o primeiro lugar para várias consultas na área de cobrança e estamos felizes por oferecer algo que pode ajudar você na condução da cobrança de sua empresa, instituição ou negócio no qual você participa. 

          Estamos desenvolvendo um projeto para otimizar ainda mais o Blog Dicas de Cobrança e queremos contribuir ainda mais para aumentarmos a qualidade dos posts e assim podermos ajudar você com mais dicas de como fazer cobrança, seja por telefone, por carta, com modelos, estratégias ou técnicas de cobrança.


          Bem, para você participar do Blog Dicas de Cobrança juntamente com muitas outras pessoas de todo o Brasil, basta apenas fazer sua inscrição abaixo, pois vamos desenvolver uma comunicação essencial para ajudar você, com informações mais relevantes e até reveladoras para obter melhor resultado na cobrança. Em contra-partida oferecemos a você, seus amigos e colegas de trabalho, como forma de gratidão, GRÁTIS um Mini-Curso de Cobrança, assim que concluirmos esta etapa do curso. Queremos contribuir com empresas, empreendedores, cobradores, gerentes, diretores e presidentes de empresas para obterem o melhor resultado possível na cobrança e recuperação de créditos de clientes inadimplentes. Para seu auxílio na área de cobrança, conte com o Dicas de Cobrança.



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