Vender e Cobrar o Cliente
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O conhecimento dos procedimentos de cobrança são alicerçados pela compreensão do papel que você desempenha na empresa onde você trabalha.
Qual a função principal, preponderante, competente e o papel de cada um dos profissionais abaixo?
Vamos falar um pouco sobre o principal objetivo dos profissionais de cada uma das funções que mantêm contato com o cliente:
- Cobrador(a)
- Vendedor(a)
O Profissional de Cobrança
O(A) cobrador(a) é o(a) profissional que lida com o cliente no status de adimplente (em dia ou com títulos de crédito com vencimentos futuros) ou inadimplente (em atraso, com títulos de crédito que se encontram vencidos). Este profissional tem como principais funções fazer o cliente saber que deve (com notificações do título a vencer ou do título vencido), buscar uma conciliação, cobrar, fazer relatório, estabelecer procedimentos, acompanhar, conferir, dar baixa no sistema, receber, dar quitação e/ou anuência, dar baixa de cartório e/ou
O Profissional de Vendas
Para descrever as funções do profissional de vendas, naturalmente não podemos deixar de falar da sua principal atividade: vender os produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa. Porém para fazer isso, esse profissional precisa de técnicas de vendas, estratégias de vendas, relacionamento amistoso, cordial, amigável, procurando "encantar" o cliente com propostas, ofertas, descrições de características e benefícios etc (não quero extinguir suas atribuições neste parágrafo, nem mesmo neste post; até porque não é nosso foco, neste momento). Logo, o profissional de vendas busca motivar e incentivar a vontade do cliente para realizar o pedido (venda). Logo, são antagônicos as funções de vender e as de cobrar. Esse profissional precisa dominar as técnicas corretas para vender e não para cobrar. Precisa ser racional, lógico e levar o cliente para o campo e ambiente emocionais distintos do ambiente da cobrança.
Mini Curso de Cobrança |
Logo, o profissional de vendas, se vê num impasse: como cobrar o cliente que há dias atrás eu o levei para um ambiente agradável pela solução com meu produto ou serviço levou para ele
As técnicas devem ser dominadas; tanto as técnicas de vendas, quanto as de técnicas de cobrança. Porém o domínio de cada profissional deve ter base em sua competência (área de atuação). Se a empresa impuser ao vendedor a tarefa de cobrar, duas coisas acontecem: em primeiro lugar, o vendedor deixa de vender mais e vender melhor para, causando grande desconforto, se indispor com o cliente/devedor; e em segundo lugar, vendedor pode queimar a relação com o cliente, que demora e custa mais para conquistar do que para manter.
Nossa recomendação é dar a cada um a tarefa que lhe é pertinente, cabível por competência e função, para cada um desempenhe a tarefa para a qual foi contratado.
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