terça-feira, 9 de julho de 2013

Vendas e a Cobrança

Vendas e a Cobrança


"Vender é maravilhoso, receber é melhor ainda" 

          Link para solicitar as Dicas de Cobrança de Resultado 

          Departamento de vendas é o canal a partir do qual saem os produtos ou serviços da empresa e o departamento de cobrança é o canal por onde entram os recursos financeiros, troca da saída dos produtos ou serviços, pelas vendas.


          É certo que todas as empresas querem vender seus produtos ou serviços e mais certo ainda é o interesse nos resultados financeiros positivos. O que pende contra o empresário, empreendedor ou gestor financeiro, seja o dono, ou dependendo do porte da empresa, o controller ou diretor financeiro é o risco da inadimplência. A meta constante, perseguida por todos, é aumentar as vendas sem que haja aumento da inadimplência.

          Uma questão, muito interessante, que eu gostaria de ressaltar e que ainda ocorre em muitas empresas nesse Brasil, é a constante queda de braços entre o setor de concessão de crédito e o comercial (ressalvando o equilíbrio de gestão de algumas, que mantêm boa sinergia dos departamentos financeiro e comercial). Essa queda de braços me surpreende negativamente, pois muitas vezes o departamento comercial é a área que dita as regras - "temos que aumentar nossas vendas, então o financeiro precisa liberar mais o crédito para os clientes" - ou então - "nossa meta é audaciosa e possível de atingir, porém precisamos que o financeiro diminua o rigor para conseguirmos atingi-la" - ou - "agora a competência de liberar as vendas está nas mãos do departamento comercial". Esses são alguns pensamentos e culturas que corroem a longevidade das empresas, que geram um aumento no custo operacional, acarretando na queda da lucratividade; e mexer na lucratividade é interferir no capital de giro e nos valores que os sócios ou acionistas recebem pelo investimento na empresa.

          Minha dica de cobrança para gestão: É necessário que o financeiro e o comercial trabalhem em sinergia, pois o objetivo é cumprir metas e manter a saúde financeira da empresa. Um, sem o apoio do outro, torna a organização uma futura massa falida. Cada um tem o seu papel na engrenagem empresarial, um busca os clientes e o outro analisa técnica e financeiramente se esses clientes têm condição de honrar com seus compromissos, para que a empresa prossiga sem prejuízo.


          Existe uma regra muito importante e que não pode ser esquecida; deve ser lembrada constantemente: CLIENTE BOM É O CLIENTE QUE PAGA. Esta é uma premissa que muitas vezes é relegada à margem pela "cobiça comercial", quando têm na cultura alguns pensamentos:  - "vamos vender muito, vamos arrebentar, vamos atingir as metas" e então não se atentam para as consequências da falta do planejamento e cuidado com a garantia da segurança dos patrimônios adquiridos pela empresa (seja o estoque, os bens móveis e imóveis, capital de giro etc.), que é demonstrado através da austeridade na concessão de crédito para reduzir a inadimplência e o trabalho de cobrança, sendo assim o aumento dos custos da empresa.

          Um dos passos mais fortes, que resultam em redução sequencial de inadimplência é fazer com que o cliente não se torne inadimplente, estourando o problema no departamento de cobrança. Reduzir o índice de surgimento de inadimplência é começar a cortar o mal pela raiz. Dependendo da empresa (considerando segmento, competitividade, nicho de mercado e outros fatores), não adianta aplicar apenas um método para reduzir a inadimplência, como exemplo, aumentando os acionamentos e contundência de cobrança.



          A cobrança é um departamento ou setor que depende muito da forma, rigor e parâmetros estabelecidos pela empresa na concessão do crédito, pois diversas vezes, o índice de cobrança está diretamente proporcional ao rigor na hora de conceder o crédito.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Grátis Mini Curso de Cobrança

Como Ganhar GRÁTIS um Mini Curso de Cobrança do Blog Dicas de Cobrança

Clique nesta imagem abaixo:
grátis mini curso de cobrança

          Olá amigos do Blog Dicas de Cobrança, aqui é o Edison Stofel do RJ, diretor da empresa Topco. Brasil Consultoria e Cobrança e fundador deste Blog e de outros projetos. Há alguns anos nosso blog ganhou notoriedade e grande posição nas buscas do Google, alcançando o primeiro lugar para várias consultas na área de cobrança e estamos felizes por oferecer algo que pode ajudar você na condução da cobrança de sua empresa, instituição ou negócio no qual você participa. 

          Estamos desenvolvendo um projeto para otimizar ainda mais o Blog Dicas de Cobrança e queremos contribuir ainda mais para aumentarmos a qualidade dos posts e assim podermos ajudar você com mais dicas de como fazer cobrança, seja por telefone, por carta, com modelos, estratégias ou técnicas de cobrança.


          Bem, para você participar do Blog Dicas de Cobrança juntamente com muitas outras pessoas de todo o Brasil, basta apenas fazer sua inscrição abaixo, pois vamos desenvolver uma comunicação essencial para ajudar você, com informações mais relevantes e até reveladoras para obter melhor resultado na cobrança. Em contra-partida oferecemos a você, seus amigos e colegas de trabalho, como forma de gratidão, GRÁTIS um Mini-Curso de Cobrança, assim que concluirmos esta etapa do curso. Queremos contribuir com empresas, empreendedores, cobradores, gerentes, diretores e presidentes de empresas para obterem o melhor resultado possível na cobrança e recuperação de créditos de clientes inadimplentes. Para seu auxílio na área de cobrança, conte com o Dicas de Cobrança.



Para se cadastrar na lista preferencial para ganhar GRÁTIS o seu Mini Curso de Cobrança




inscreva-se para ganhar um mini-curso de cobrança grátis
:


inscreva-se para ganhar grátis mini-curso de cobrança


Nossa política de privacidade garante que nós NUNCA iremos vender, alugar, dar ou divulgar seu e-mail ou dados para NINGUÉM ou qualquer instituição. Após o cadastro você receberá um email de confirmação. Somente após clicar no link de confirmação você estará cadastrado(a) para receber em tempo, o mini curso de cobrança…